Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Alimentação de Inverno.

Postado em Dicas, Dietas

Tags:, ,

Os dias frios já chega­ram e a tendência é que logo, logo eles venham para ficar. São nessas horas que temos aquela vontade de comer comi­dinhas bem gostosas (em maior quantidade), por que será que isso acontece?

Durante os dias frios de outono e inverno é nor­mal as pessoas sentirem mais fome, tendo em vista que o metabolismo ener­gético fica mais exigente, porque precisamos man­ter a temperatura corporal necessária para a saúde e manutenção dos órgãos. Ai entra a alimentação! Ela funciona como o combustível do nosso corpo, auxiliando nesse processo. Por isso a fome costuma aumentar.

Além de que nessa época ocorre uma diminuição da serotonina, substância que promove uma sensação de bem estar, quando acontece podemos apresentar alguns sintomas como falta de ânimo, que podem levar ou impulsionam as pessoas a consumir alimentos mais calóricos como doces, choco­lates, massas e bebidas quentes que se tornam são mais tentado­res, pois oferecem energia de rápida absorção por serem ricos em carboi­dratos simples e sacarose.

Porém deve-se tomar cuidado porque o consumo exagerado desses alimentos associado à diminuição de atividade física podem ser um conjunto perigoso podendo proporcionar alguns quilinhos a mais e prejuízos à saúde. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas.

 

Veja algumas dicas para não brigar com a balança:

 Há sim como se esquentar no frio, mas claro, sem ganhar os indesejáveis quilos a mais.

Uma boa pedida nesse caso é comer alimentos quentes, saborosos e o mais importante, com poucas calorias. Por exemplo, inclua em seu cardápio diário chás, sopas e frutas assadas, tudo bem quentinho, para deixar a fome mais calma. A qualquer hora do dia, eles vão muito bem.

E já que a salada costuma ficar de lado quando a temperatura cai, por ser considerada “a cara” do verão, faça assim: substitua as folhas pelos legumes assados, grelhados ou preparados no vapor, por exemplo. Uma boa pedida também.

Veja como combinar tudo isso em um cardápio diário:
• Legumes assados, grelhados ou a vapor: abobrinha, mandioquinha, cenoura e berinjela, bem temperadas com molhos à sua escolha e servidas morninhas substituem muito bem as saladas.
• Sopas variadas e muito fáceis de preparar: elas aquecem o estômago e ainda oferecem muitos nutrientes. Preparadas com carnes magras, grãos, macarrão, cereais, legumes, temperos e, depois, levadas à mesa quentinhas, são sucesso garantido.
• Asse as frutas: pêra, maçã e banana assadas no micro-ondas ou no forno, polvilhadas com canela e servidas até com um iogurte valem por uma sobremesa de inverno.
• Aposte em bebidas quentes: no café-da-manhã ou no intervalo das refeições, beba chá de ervas como camomila, cidreira, erva-doce ou mesmo o chá verde à vontade. E para deixá-los energeticamente mais quentes, acrescente gengibre, canela em pau ou aniz-estrelado, que amenizam o frio e a gula.

Lembre-se que se você não fizer um esforço agora terá que fazê-lo redobrado lá na frente e não terá tanto tempo para recuperar o corpo para o verão.

Discussão:

4 comentários

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo